A Disney pode perder Mickey?

2 09 2008

“O camundongo Mickey é o personagem mais “reconhecível” da história da ficção – mais até do que Papai Noel, de acordo com pesquisas. Analistas dizem que, se um dia, Mickey resolvesse sair da Disneylândia, onde vive com outras criações de Walt Disney desde 1928, o ratinho não faria isso por menos de US$ 3 bilhões – é este o valor estimado do personagem.

O Mickey que pode cair em domínio público não é, entretanto, a versão moderna do camundongo. É uma versão primitiva do personagem, que pode ser vista na animação Steamboat Willie, de 1928, o primeiro desenho animado com som sincronizado da história e o mais importante tesouro da Disney.
De acordo com a lei vigente na época, o dono dos direitos de uma obra teria que vir logo ao lado da palavra “copyright” ou do símbolo ©. Teoricamente, qualquer um dos três – Ub Iewrks, primeiro parceiro de Walt Disney, a produtora Cinephone Powers System ou Walt Disney –- poderiam reclamar os direitos pelo desenho de Mickey.

Quem descobriu esta brecha foi um americano de 51 anos chamado Gregory Brown, um ex-funcionário do centro de documentação da Disney.

A luta da Disney para proteger suas criações já criou polêmica antes. O desenho Steamboat Willie já quase se tornou domínio público muitas vezes, mas a lei americana era alterada na última hora e o desenho ficava mais alguns anos protegido. Nos Estados Unidos, o desenho é propriedade da Disney até 2023.

É pouco provável que um júri transforme a primeira encarnação de Mickey em domínio público, embora esta definição tenha respaldo legal. ”

Quem quiser saber mais detalhes da história é só clicar aqui.

Por: renata Fernandes. Visto aqui.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: